quarta-feira, 24 de junho de 2015

Historias de nosso estado que não consta nos Livros escolares



Fazendo uma pesquisa me deparei com isso achei interessante

Illm. e Exm. Senhor
Estrada de Canasvieira
Tendo-se dado algum melhoramentos as estradas , por ordem  do antecessor de V. Ex. e conforme as instruções que me dirigiu aos comandantes Militares e Juízes de paz, aconteceu que o juiz de paz de Canasvieiras munido da sua autoria, e das mesmas instruções, só quis vingar de um vizinho com quem se não da e por isso fez abrir uma nova estrada invadindo o terrenos de uns 5 ou 6 vizinhos, em que pelo espírito de vingança prejudicava a 6 ou 7 sobre isso houve representações a onde eu por ordem do antecessor de V. Ex. fui e vi os gravíssimos prejuízos que seguiam: A boa composição se concordou com todos ficar o caminho por onde estava fazendo-se algum melhoramento sobre a praia por lhe serem precisos, e assim ficou tudo em paz e aqueles povos servido de caminhos sem prejuízo de pessoa alguma.
Porem agora aconteceu o que V. Ex. vera do Oficio que acabo de receber do Capitão da Guarda N Luiz Alves de Brito que induzo tenho a honra de levar as mãos de V.Ex. para providencias como lhe aprazer cuja as determinações eu cumpriria com exação.
Deus guarde V. Ex.
Freguesia de Santo Antonio 20 de julho de 1840
Illm. Exm. Sr. Antero Joze Ferreira de Brito
Brigadeiro e Presidente da Província
João Antonio Ribeiro Branco
Capitão Comandante Militar do Distrito de Santo Antonio de Lisboa

Um comentário: